Saturday 14 April 2007

Primeira sessão - 8 de Maio de 2007

Os filmes têm a sua origem no visor da câmara! A sua forma rectangular coloca limites a um mundo imaginário. O cineasta é um homem com visão, que aprendeu a ver por um olho mecânico. Como na pintura, a composição fotográfica exige equilíbrio, tensão e uma orquestração de linhas e massas. Da percepção quotidiana o cinema conserva o movimento, à pintura vai buscar o enquadramento. Um filme é uma sucessão de imagens ou planos que, se o Realizador é digno desse nome, são enquadrados com rigor.

Por outro lado, fotografar significa “escrever com luz”. É portanto saber captar a luz – principio vital da imagem – consoante a direcção e orientação do Sol ou de qualquer outra fonte luminosa. ”A imagem é pois aquilo que se destaca nesse quadro vivo do fundo escuro da sala de cinema. O espectador é dirigido para lá e “obrigado” a concentrar-se num feixe que se dirige para o rectângulo do ecrã. Sendo assim, é sensato dizer-se que a imagem, ou a fotografia de um filme é uma forma dominante de expressão ou de comunicação. A riqueza de uma imagem depende muito da imaginação e criatividade que o fotógrafo põe na sua composição, isto é na maneira como ele:

- determina o lugar do assunto principal
- evita que os motivos secundários se sobreponham ao motivo principal
- elimina as zonas inexpressivas e vazias
- Trata os diversos elementos estruturais (iluminação, cor, planos, ângulos e enquadramento

Essa comunicação – pela imagem – pode ser dada através de variadas formas, na maior parte não uma de cada vez, mas somando as mais variadas técnicas.

Comunicação pela imagem, expressão pela imagem, manifestação através da imagem, são termos utilizados muitas vezes e que no fundo vão dar todos à famosa frase “uma imagem vale mais que mil palavras”
Vamos hoje ver alguns filmes em que os Realizadores, encontraram na imagem a sua forma preferida de expressão. Não descuraram certamente os outros aspectos formais da obra, digo a montagem, os décores, o guarda roupa, o argumento, etc. Não. Mas como vão perceber, foi em primeiro lugar pela imagem que eles comunicaram qualquer coisa- um sentimento, uma emoção, um conflito, uma ideia. Vamos aqui deixar algumas “pistas” de comunicação não verbal que certamente encontrarão ao longo da sessão nos diversos filmes que vão ser exibidos. E será certamente um bom exercício identificar algumas destas formas de comunicação:

Postural corporal
Gestos
Tom, volume, ritmo, dicção
Contacto ocular
Expressão facial
Espaço interpessoal/distância/movimento
Imagem: a utilização da linguagem cinematográfica
















No comments: